quarta-feira, 4 de maio de 2011






A Universidade Tiradentes oferece uma programação que vai além da grade curricular para os alunos de Educação Física. Desde segunda-feira, 2, compromisso firmado com Federação Sergipana de Tênis de Mesa leva os estudantes do curso a um espaço propício à prática desse esporte. Os equipamentos estão disponíveis, como raquetes, bolas e duas mesas profissionais, no minishoping do Campus Aracaju Farolândia. Além disso, tem uma equipe com muito conteúdo para passar. Eles são liderados por Guido Borges, presidente da Federação, egresso da Unit, e um dos cerca de 10 profissionais que têm o título de técnico ITTF Nível 1 de Tênis de Mesa no Nordeste – sigla que prevê reconhecimento internacional na modalidade.

As demonstrações teóricas e práticas sobre a atividade esportiva são ministradas pelos membros da Federação Sergipana. O objetivo é ampliar o conhecimento do futuro licenciado em Educação Física. “É uma parceria com a coordenação do curso. Estamos trabalhando com os alunos não só para mostrar como é o tênis de mesa, como a partir das técnicas capacitá-los para que eles ensinem o esporte. A Federação está feliz em ajudar na formação dos acadêmicos da Unit”, diz Guido Borges, que é formado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Tiradentes.

No período da manhã, as aulas acontecem até quarta-feira, 4 de maio, das 9h às 11h30. À noite, as aulas acontecem das 19h30 às 21h30.

Competição

Na quinta-feira, 5, a partir das 18h, para fechar a programação a Unit reunirá os 12 atletas sergipanos de melhor colocação no ranking estadual e nacional. Eles vêm ao Campus Farolândia para disputar a Copa Unit de Tênis de Mesa. “Vamos demonstrar que o esporte existe aqui no Estado e que essa modalidade necessita de muita técnica, conhecimento teórico e prático. É mais do que uma brincadeira de ping-pong. É coisa séria”, afirma o egresso da Unit.

Para conquistar o título da Copa, esses atletas vão se dividir em quatro grupos na primeira fase, que é a classificatória. Dois jogadores de cada grupo passam para o ‘mata-mata’ das quartas de final. Dentre os competidores, dois que se destacam nessa modalidade em Sergipe têm presença confirmada. Luís Xavier e Marcos Nascimento (1º e 2º colocado do Ranking Sergipano, respectivamente, mas com o mesmo número de pontos). Luís, 36 anos, é um dos mais respeitados no mundo profissional do tênis de mesa sergipano. Ele já foi sete vezes consecutivas campeão e levou pra casa o título da etapa deste ano.

Marcos, 22 anos, é a mais nova promessa do esporte. Ele é atual vice-campeão sergipano e a campanha do atleta na Copa Brasil de Tênis de Mesa 2010 foi considerada excelente. Ele foi o segundo colocado. Marcos Nascimento perdeu apenas para um atleta da Seleção Brasileira. “É um período de evolução para essa modalidade esportiva. Para se ter uma ideia, é a primeira vez que é firmada uma parceria com uma universidade em Sergipe. Além disso, nas escolas aumentou bastante a procura dos alunos para praticar o ping-pong”, analisa o professor Guido Borges.

Fonte: www.unit.br Guilherme Prata

Nenhum comentário:

Postar um comentário